capoerista 1 | capoeirista 2 | |
Armada Cocorinha Armada Cocorinha Benção Aú Rolê | Cocorinha Armada Cocorinha Armada Palma Negativa Cabeçada |
Video Aula
capoeirista 1 | capoeirista 2 | |
Meia Lua de Compasso Cocorinha Meia Lua de Compasso Cocorinha Benção Aú Rolê | Cocorinha Meia Lua de Compasso Cocorinha Meia Lua de Compasso Palma Negativa Cabeçada |
Video Aula
capoeirista 1 | capoeirista 2 | |
Godeme Godeme Galopante Negativa Cabeçada | Palma Palma Esquiva Arrastão Aú Rolê |
Video Aula
capoeirista 1 | capoeirista 2 | |
Martelo Martelo Cocorinha Benção Aú Rolê | Palma Palma Armada Palma Negativa Cabeçada |
Video Aula
capoeirista 1 | capoeirista 2 | |
Queixada Queixada Cocorinha Benção Aú Rolê | Cocorinha Armada Palma Negativa Cabeçada |
capoeirista1 | capoeirista2 | |
Meia Lua de Frente Meia Lua de Frente Armada Aú Rolê | Cocorinha Cocorinha Negativa Cabeçada |
Pontapé comum em Capoeira. É necessário um bom alongamento de pernas e equilíbrio. Tal como na Benção é necessária a elevação de joelho, mas a movimentação da perna é feita num ângulo diferente. O Martelo é muito Regional, muito competitivo, forte e rápido.
É muito parecido com a Benção, mas trata-se de facto de um movimento bem diferente, visto que é bem mais rápido e imprevisível. Na Ponteira, o capoeirista não levanta o joelho, mas levante logo a perna num movimento arqueado, apenas flecte um pouco a perna na subida de modo a atingir com maior impacto o peito ou estômago do oponente.
Trata-se de um pontapé frontal, utilizado quer na Capoeira Regional quer na Capoeira Angola, que consiste num movimento de força que pode surpreender o oponente. Repare-se no movimento do joelho. O Capoeirista levanta a joelho, deixando o adversário sem a certeza se este irá fazer a Benção, o Martelo ou qualquer outro pontapé frontal com o mesmo tipo de movimento.
A partir da Ginga levanta-se a perna aliviada - mais traseira - e roda-se numa trajectória correspondente a semi-círculo. É necessário que, no movimento, não se perca a orientação. Para melhor equilibrio, empurram-se os braços em sentido contrário.
Também conhecida como Rabo de Arraia. Tal como na Meia Lua de Frente, levanta-se a perna e roda-se de modo a se fazer um semi-circulo, mas desta feita, o movimento é feito com ambas as mãos no chão e de costas voltadas para o oponente. É um movimento muito comum na Capoeira, que para ser eficaz deve ser efectuado muito rapidamente. O Capoeirista também deve ter cuidado ao levantar a cabeça, porque normalmente este movimento é respondido também com qualquer tipo de Meia Lua.
Cocorinha é um método evasivo, nomeadamente consiste na forma de evitar pontapés circulares efectuados em curta distância. Neste movimento é necessário que a mão que toca no solo mantenha o equilíbrio, e, tal como em todos os movimentos e "jogo" capoeirista, é necessário manter sempre o contacto visual com o adversário.
Armada, é um golpe de capoeira que pode ser aplicado pulando, duplamente, com as duas pernas ou apenas com uma só.