Home » maio 2012
Besouro - O Filme

Diretor: João Daniel Tikhomiroff



Elenco: Sérgio Laurentino, Ailton Carmo, Anderson Grillo, Sérgio Pererê, Adriana Alves, Jessica Barbosa, Macalé dos Santos, Flávio Rocha, Irandhir Santos


Resumo:Besouro é um dos maiores lutadores de capoeira de todos os tempos. Ele usa seu talento para combater a opressão e o preconceito. Em 1924, Besouro (Aílton Carmo), capoeirista dos mais hábeis acaba sendo vítima da própria vaidade: escolhido para ser o guarda-costas de seu mestre Alípio (Macalé), jurado de morte, Besouro se descuida da função para se exibir em suas habilidades na capoeira. E, indiretamente, acaba sendo responsabilizado pela morte de seu mentor, uma verdadeira lenda vida do Recôncavo Baiano.


Agogô

Faz parte da "bateria" da roda da capoeira, onde é mais conhecido por "gã" - nome este que vem de akokô, palavra nagô que significa "relógio" ou "tempo", assim como um som extraído de um instrumento metálico.

Pandeiro

No Brasil, o pandeiro entrou por via portuguesa(sua provável origem é árabe). O negro aproveitou o pandeiro para utilizá-lo em seus folguedos. o pandeiro era usado para acompanhar as procissões religiosas, assim como ele fez parte da primeira procissão que se realizou no Brasil, em 13 de junho de 1549 na Bahia(Corpus Christi). Feito de couro de cabra e madeira, de forma arredondada, é o som cadenciado do pandeiro que acompanha o som do berimbau, dando "molejo" ao som da roda. Ao tocador de pandeiro é permitido executar floreios e viradas para enfeitar a música.

Atabaque


Atabaque (ou Tabaque) é um instrumento musical de percussão. O nome se originou do termo árabe aT-Tabaq, que significa "prato". Constitui-se de um tambor cilíndrico ou ligeiramente cônico, com uma das bocas coberta de couro de boi, veado ou bode.
É tocado com as mãos, com duas baquetas, ou por vezes com uma mão e uma baqueta, dependendo do ritmo e do tambor que está sendo tocado. Pode ser usado em kits de percussão em ritmos brasileiros, tais como o samba e oaxé music
No candomblé, é considerado objeto sagrado.

Berimbau


O berimbau é um instrumento de corda de origem angolana, também conhecido como berimbau de peito em Portugal ou como hungu em Angola e em grande parte do continente africano. Em Angola, também é conhecido por m'bolumbumbae é utilizado entre os quimbundos, ovambos, nyanekas, humbis e khoisan.
Este instrumento foi levado pelos escravos angolanos para o Brasil, onde é utilizado para acompanhar uma dança/luta acrobática chamada capoeira.
No sul de Moçambique, tem o nome de xitende.
No Brasil, também é conhecido por urucungo, urucurgo, orucungo, oricungo,uricungo, rucungo, ricungo, berimbau metalizado, gobo, marimbau,bucumbumba, bucumbunga, gunga, macungo, matungo, mutungo, aricongo,arco musical e rucumbo. O instrumento é conhecido por ser tema de uma canção popular de Baden Powell de Aquino, grande violonista brasileiro. A letra da música foi escrita por Vinícius de Moraes. Considerado um dos maiores percussionistas do planeta, Naná Vasconcelos especializou-se em instrumentos brasileiros, em especial o berimbau, inclusive expandindo a sua técnica. Preservado na Bahia até o presente, o berimbau sempre foi um souvenir típico do estado, vendido aos turistas muito mais como adorno que como instrumento - colorido e enfeitado, bem diferente daquele que os capoeiristas utilizam.

8ª SEQUENCIA


capoeirista 1capoeirista 2
Benção

Rolê
Palma
Negativa
Cabeçada



           Video Aula

7ª SEQUENCIA


capoerista 1capoeirista 2
Armada
Cocorinha
Armada
Cocorinha
Benção

Rolê
Cocorinha
Armada
Cocorinha
Armada
Palma
Negativa
Cabeçada



             Video Aula

6ª SEQUENCIA


capoeirista 1capoeirista 2
Meia Lua de Compasso
Cocorinha
Meia Lua de Compasso
Cocorinha
Benção

Rolê
Cocorinha
Meia Lua de Compasso
Cocorinha
Meia Lua de Compasso
Palma
Negativa
Cabeçada



                  Video Aula

5ª SEQUENCIA


capoeirista 1capoeirista 2
Giro
Joelhado

Rolê
Cabeçada
Palma
Negativa
Cabeçada


          Video Aula

4ª SEQUENCIA


capoeirista 1capoeirista 2
Godeme
Godeme
Galopante
Negativa
Cabeçada
Palma
Palma
Esquiva Arrastão

Rolê

             Video Aula

3ª SEQUENCIA


capoeirista 1capoeirista 2
Martelo
Martelo
Cocorinha
Benção

Rolê
Palma
Palma
Armada
Palma
Negativa
Cabeçada


             Video Aula

2ª SEQUENCIA


capoeirista 1capoeirista 2
Queixada
Queixada
Cocorinha
Benção

Rolê
Cocorinha
Armada
Palma
Negativa
Cabeçada

              Video Aula

1ª SEQUENCIA



capoeirista1capoeirista2
Meia Lua de Frente
Meia Lua de Frente
Armada
Aú Rolê
Cocorinha
Cocorinha
Negativa
Cabeçada

             Video Aula

Martelo

Pontapé comum em Capoeira. É necessário um bom alongamento de pernas e equilíbrio. Tal como na Benção é necessária a elevação de joelho, mas a movimentação da perna é feita num ângulo diferente. O Martelo é muito Regional, muito competitivo, forte e rápido.

Ponteira

É muito parecido com a Benção, mas trata-se de facto de um movimento bem diferente, visto que é bem mais rápido e imprevisível. Na Ponteira, o capoeirista não levanta o joelho, mas levante logo a perna num movimento arqueado, apenas flecte um pouco a perna na subida de modo a atingir com maior impacto o peito ou estômago do oponente. 

Benção

Trata-se de um pontapé frontal, utilizado quer na Capoeira Regional quer na Capoeira Angola, que consiste num movimento de força que pode surpreender o oponente. Repare-se no movimento do joelho. O Capoeirista levanta a joelho, deixando o adversário sem a certeza se este irá fazer a Benção, o Martelo ou qualquer outro pontapé frontal com o mesmo tipo de movimento.

Meia Lua de Frente

A partir da Ginga levanta-se a perna aliviada - mais traseira - e roda-se numa trajectória correspondente a semi-círculo. É necessário que, no movimento, não se perca a orientação. Para melhor equilibrio, empurram-se os braços em sentido contrário.

Meia Lua de Compasso

Também conhecida como Rabo de Arraia. Tal como na Meia Lua de Frente, levanta-se a perna e roda-se de modo a se fazer um semi-circulo, mas desta feita, o movimento é feito com ambas as mãos no chão e de costas voltadas para o oponente. É um movimento muito comum na Capoeira, que para ser eficaz deve ser efectuado muito rapidamente. O Capoeirista também deve ter cuidado ao levantar a cabeça,  porque normalmente este movimento é respondido também com qualquer tipo de Meia Lua.

Cocorinha

 Cocorinha é um método evasivo, nomeadamente consiste na forma de evitar  pontapés circulares efectuados em curta distância. Neste movimento é necessário que a mão que toca no solo mantenha o equilíbrio, e, tal como em todos os movimentos e "jogo" capoeirista, é necessário manter sempre o contacto visual com o adversário.

Armada

Armada, é um golpe de capoeira que pode ser aplicado pulando, duplamente, com as duas pernas ou apenas com uma só.

É uma pernada giratória aplicada com o tronco ereto. O giro dado no golpe funciona como esquiva.
Aplica-se estando em pé, e consiste em firmar-se com um pé no chão e com a outra perna livre, fazendo um movimento de rotação, varrendo na horizontal, atingindo o adversário com a parte lateral externa do pé.


                                      
      Aú de Angola                                              Aú da Regional 


 é indispensável na pratica da capoeira, por ser um dos passos mais usados. É um movimento de locomoção do capoeirista na roda, que permite aproximar-se ou afastar-se do oponente, armando ataques e executando defesas.

Rolê




 O rolê trata-se de um meio de se movimentar na "Roda", tal como a Ginga e o Au.

Ginga


  Ginga é a movimentação básica da capoeira. É o conjunto de movimentos que dão à capoeira a falsa aparência de uma dança.
O objetivo da ginga é não oferecer ao oponente um alvo fixo, esconder a malandragem do capoeirista e enganar o adversário, geralmente induzindo-o a um ataque e dando ao capoeirista a possibilidade de contra-atacar com eficiência. O termo mandingueiro é popularmente utilizado como definição de um capoeirista que utiliza a ginga de uma forma eficiente, induzindo o adversário a cair em uma armadilha.
A boa aplicação da ginga torna o capoeirista imprevisível e difícil de ser golpeado, seja durante o jogo da capoeira ou em um combate.



Ficheiro:Ginga de dos.gif


ABADÁ CAPOEIRA


AXÉ CAPOEIRA


BOA VOZ



CD´S VARIADOS

CD Saudade

CD Liberdade




CD Fundamentos e Malícias


CD Quadras e Corridos



CD Capuraginga 

CD Salve Obaluaê